top of page

Lições que Aprendemos com a Vida e Obra de Neemias


Neemias 1:1-4; 2:1-8


INT- Nome: Neemias (cujo significado é "Javé consola, conforta");Nome do pai: Hacalias nascimento: por volta de 480 a.C. local de Nascimento: Susa (antiga capital Pérsia; copeiro de rei, um cargo de confiança do rei (Como José Gn, 40.21).O Livro de Neemias é, acentuadamente, autobiográfico, e é o último livro histórico do Velho Testamento e revela, admiravelmente, o caráter de Neemias. Ele nasceu no exílio, e veio a ser o copeiro-mor do poderoso rei Artaxerxes, vivendo confortavelmente no castelo de Susã, em circunstâncias com o melhor que poderia desejar, contudo seu coração estava na cidade arruinada de seus pais. Neemias renunciou à vida de comodidade e bem estar, com todas as suas vantagens, pela chamada de Deus à uma vida de trabalho, de perigos, e de serviço doloroso próprio de um autêntico reformador. O livro um homem patriota, corajoso, destemido e empreendedor; um homem de oração, trabalhador incansável, que temia a Deus . A administração de Neemias se projeta pelo espaço de 36 anos e o livro se inicia e termina em oração.

  • O contexto da atuação de Neemias

I- Contexto político: O Antigo Oriente Médio era dominado pela Pérsia que possuía uma organização que dividia o seu amplo território em várias regiões para facilitar a administração do império.

  • Porém, a função ocupada por Neemias mudou de copeiro a governador por um tempo limitado (Ne 2.6,9; 3.7). Enfim, Neemias recebe, do rei Artaxerxes I , a missão de fortalecer a comunidade de Jerusalém e prepará-la para reconstrução; reorganizar o povo - assentá-lo na terra e na cidade; disciplinar o povo sob a Tora; detectar abusos na administração política, na prática religiosa; na economia., pois desde o exílio de (587 a.C.), Jerusalém não abrigava o governo e, consequentemente, não mais possuía força e poder político.

II. Contexto social- A Injustiça e exploração entre os próprios judeus; crescia a desigualdade entre as famílias; aumentava o desejo de lucro pessoal; a volúpia do lucro também contaminava os sacerdotes; Miséria; Humilhação; Muralhas em ruínas; O povo está confuso. A Pérsia imprimiu um novo ritmo administrativo e cultural: os valores religiosos dos judeus estão sendo questionados. A prática comercial dos persas prejudica a reconstrução e formação sócio-cultural do povo judeu. Entre o povo, havia falta de identidade de fé: assimilação de outras práticas religiosas; dificuldades com os casamentos mistos; alianças por interesses econômicos;

SEGUNDA PARTE; Vida e obra de Neemias

  • Momento decisivo na vida de Neemias

A. Ao receber notícias de Jerusalém: Em dezembro de 446 a.C., quando recebeu notícias de Jerusalém (Ne 1.2-4); então em grande miséria e humilhação; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas queimadas a fogo" (Ne 1.3). Reação de Neemias: Ao ouvir essa notícia, Neemias sentou, chorou, ficou de luto vários dias, jejuou e orou a Deus diante do rei Artaxerxes, Neemias se declara profundamente triste com a situação em Jerusalém e solicita ao rei enviar-lhe a Jerusalém, em missão (Ne 2.4-5).o rei permitiu a viagem de Neemias com todo apoio logístico (Ne 2.6-8) tendo percorrido cerca de 1600 Km


3 – Aprendendo com Neemias:


(a) a importância de ter a visão de Deus: Neemias 6.3 – Segundo George Barna, “visão é uma nítida imagem mental de um futuro desejável concedida por Deus aos seus servos escolhidos, baseada numa compreensão correta de Deus, do ego e das circunstâncias”. John Richardson definiu as pessoas em três espécies: “Aquelas que deixam acontecer, aquelas que fazem acontecer e aquelas que se espantam com o que aconteceu”.

Nada parou Neemias, sofreu muita oposição dos inimigos, mas ele ficou firme em seu proposito e terminou a grande obra em apenas 52 dias. O Projeto não era de Neemias era de Deus, era vontade de Deus. Deus tem grande objetivos para nossa vida, por isso devemos pensar GRANDE, mais que o sentido material que muitos tem feito atualmente, mas ver que grandes coisas o Senhor tem a fazer em nossa vida, nossa igreja, nossa família, nosso casamento, etc

Peça ajuda a Deus. Fale com Deus dos seus sonhos. Deus é grande. Peça ajuda a Deus. O Senhor vai renovar suas forças. Neemias fazia parte do grupo de pessoas que fazem acontecer. Em meio ao caos a crise, ele conseguiu visualizar a cidade restaurada. Ele sabia que a mão do Senhor estava com ele e por isso a vitória seria apenas uma questão de trabalho, tempo e submissão à vontade de Deus (6.3).Por ser um homem visionário, Neemias tornou-se o maior defensor da restauração dos muros de Jerusalém. Por intermédio de sua motivação, empenho e visão, a realidade dos habitantes de Jerusalém mudaria para sempre. Uma pessoa faz a diferença

Nossas igrejas precisam de homens e mulheres de visão. Pessoas que consigam ver o que poucos conseguem ver. Precisamos orar todos os dias conforme cantamos: “Abre meus olhos, dá-me tua visão, Senhor”.


(b) a importância do ensino da disciplina divina (Ne 13.17-18)- O ensino da palavra de Deus Edifica, fortalece, consola, encoraja, dá a visão, muda nossos caminhos, vimos que na época o povo havia se desviado do caminho de Deus por ter deixado de lado sua palavra e assim tinham práticas religiosas que desagradavam a Deus; casamentos mistos de modo que seu filhos nem mais falavam a língua de Israel; alianças por interesses econômicos que exploravam os mais pobres e assim precisavam de mudança, de transformação que somente ocorreria quando aprendessem com a Palavra do Senhor. Foi o que Neemias propôs fazer mudar usando da palavra de Deus, na de Leis ou conselhos, mas com o ensino. Precisamos aprender com a Palavra (Conferencia Bíblica), seja na leitura particular, seja na igreja e isto é um dos motivos que vamos a igreja, para sermos confrontados pela Palavra, não por que o culto é bonito, me sinto aliviado (ainda que ocorra), mas as vezes vamos sair tristes ao sermos confrontados com nosso modo vida. Deixe a Palavra de Deus impactar sua vida.



(c) a importância da ética (Ne 5.1-12,15). No contexto da crise econômica pelo qual eles passavam, muitos ricos exploravam seus irmãos ao ponto de não somente tomar a terra, mas até toma-los como escravos. Quanto é importante a ética, nesses tempos quanto muitos querem passar a perna no outro! Querem levar vantagem em tudo, sejam dando golpes, mentido para vender, troco a mais, vaga de idoso ou deficiente, sonegação, passar debaixo da roleta, compra atestado. Muitas vezes criticamos a corrupção dos políticos, mas e a corrupção do cotidiano?. Honestidade: Faça o que é certo, não o que é fácil, A honestidade nunca sai de moda!-Honestidade é o primeiro passo para mudanças verdadeiras. (Dando um jeito no jeitinho). Somos desafiados a sermos éticos em todas as atitudes de nossa vida.


CONCLUSÃO: Podemos tirar várias lições da vida e da ação de Neemias, dentre elas que devemos ser conduzidos pelos ensinos bíblicos; de ter a visão de Deus para nossa vida e na obra de Deus e ainda sermos sempre éticos em nossa conduta e que Deus nos abençoe.



Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page