top of page

Renovando Suas Forças no Poder de Deus


Texto: II Coríntios 4:7-9

Introdução

A vida é cheia de contratempos e adversidades. Em sua amargura Jó declarou: “O homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima” (Jó 5.7). E, ainda: “O homem, nascido de mulher, vive pouco tempo e passa por muitas dificuldades” (Jó 14.1)

Jesus, também, nos advertiu, dizendo: “No mundo tereis aflições” (João 16.33).

Se os problemas e as tribulações são inevitáveis, como ter uma vida vitoriosa, aqui, neste mundo? Como vislumbrar um futuro feliz em meio às adversidades?

No texto lido o apóstolo Paulo fala do poder de Deus que a tudo excede e que nos capacita para vencer, pois a insuficiência humana é a oportunidade para a manifestação da suficiência de Deus. Em qualquer situação, independente das circunstâncias, podemos ser vitoriosos se buscarmos força em Deus.

F.T.: Busque força em Deus...

1. Quando se sentir pressionado

“De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados”

Todos os dias sofremos, de todos os lados, as mais diferentes pressões que, muitas vezes, nos desanimam e, até mesmo, nos paralisam.

Aqui, é uma enfermidade, ali, um problema de família, mais adiante, uma cobrança injusta ou um problema no emprego. Diante de tantas pressões só há uma saída: confiar e Deus e buscar nele a renovação de nossa força.

F.T.: Busque força em Deus...

2. Quando se sentir decepcionado

“Ficamos perplexos, mas não desesperados”

Perplexidade é aquela situação de surpresa e choque provocada por uma circunstância agressiva que a gente não esperava e não está preparado para se confrontar com ela. O que fazer diante de uma decepção com um amigo, a traição do cônjuge ou o diagnóstico de uma doença incurável?

Em momentos assim a gente não sabe o que fazer e não vê possibilidade de solução, chegando, até mesmo, a perder a esperança.

O segredo é pôr a esperança em Deus e seguir em frente com a força que ele dá.

F.T.: Busque força em Deus...

3. Quando se sentir perseguido

“Somos perseguidos, mas não abandonados”

Tantas vezes nos sentimos perseguidos: Armações de desafetos, pressões de credores, ataques de adversários. São várias as situações em que nos sentimos como uma caça acossada pelo caçador. O pressentimento de perseguição nos faz sentir encurralados e, o pior de tudo é quando nos sentimos abandonados.

Entretanto, é bom saber que em momentos assim podemos contar com a companhia de Deus, sabendo que nele podemos encontrar consolo e paz.

Em determinado momento de sua vida Davi teve a sensação de que Deus estava longe: “Senhor, por que permaneces longe? ” – Sl 10.1. Precisamos saber que Deus nunca está longe. Ele está sempre perto e pronto a livrar você de toda e qualquer perseguição.

F.T.: Busque força em Deus...

4. Quando se sentir abatido

“Abatidos, mas não destruídos”

Você se sente abatido quando percebe que seu esforço foi em vão, que o seu castelo ruiu, que o seu sonho não se realizou, seu casamento acabou, sua firma faliu.

A boa notícia é que em Deus você pode encontrar forças para se levantar e seguir em frente, vitorioso e abençoado.

O Salmo 60 é uma oração pedindo o socorro de Deus depois que Israel sofreu um duro golpe da parte de uma nação estrangeira, possivelmente, Edon. Em meio a um sentimento de abatimento e derrota o salmista expressa sua convicção de que Deus lhes dará a vitória como está expresso no verso 12: “Em Deus faremos proezas, porque é ele quem pisoteará nossos inimigos”.

Ilustração

O poema transcrito a seguir é atribuído a Kilk Kilgour, campeão desportivo, imobilizado numa cadeira de rodas, após um grave acidente.

“Eu pedi forças a Deus para realizar meus sonhos,

Ele me tornou fraco para que eu pudesse obedecer.

Eu pedi saúde para realizar grandes coisas,

Ele me deu a dor para eu realizar coisas melhores.

Eu pedi riqueza para que pudesse ser feliz,

Ele me deu pobreza para eu me tornar um sábio.

Eu pedi poder para que pudesse ter a honra dos homens,

Ele me deu fraqueza para que sentisse a necessidade de Deus.

Eu pedi todas as coisas para que pudesse aproveitar a vida,

Ele me deu vida para que pudesse aproveitar todas as coisas.

Das coisas que pedi, nada recebi.

Mas Deus me deu tudo que eu realmente necessitava”.

Conclusão

Deus não prometeu poupar você das adversidades, mas prometeu dar a você a força para vencer.

As pressões, as decepções, as perseguições e o abatimento só podem ser vencidos se você colocar a sua esperança nele.

No poder de Deus você renova suas forças. E, se o Senhor não resolver tudo na hora, você poderá ouvir a mesma resposta que foi dada ao apóstolo Paulo: “A minha graça te basta”.

Aplicação

- Quando se sentir ameaçado, confie em Deus.

- Quando se sentir decepcionado, ponha sua esperança em Deus.

- Quando se sentir perseguido, conte com a companhia de Deus.

- Quando se sentir abatido, busque a vitória em Deus.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page